As Conseqüências da Modernidade. Anthony Giddens.

Neste livro onde são propostas teorias rigorosas e inovadoras, Giddens nos oferece uma provocativa interpretação sobre a sociedade Moderna. Argumenta que ainda não somos pós-modernos, mas que vivemos numa sociedade altamente modernizada, no que concerne ao seu desenvolvimento tecnológico, informatizado, globalizado.

De acordo com o próprio autor este livro é apenas um ensaio alongado onde irá desenvolver uma análise institucional da modernidade com ênfase cultural e epistemológica. O que é modernidade? Para ele modernidade é um estilo, costume de vida ou organização social que emergiram na Europa e se espalhou mundo afora impondo a todos nós um padrão de comportamento. Muitos discutem os avanços sociais e culturais ocorridos no mundo e as ciências sociais está nos levando para além da própria modernidade. Foi Jean-François Lyotard o responsável pela popularização da noção de pós-modernidade. Para ele a pós-modernidade se refere a um deslocamento da fé no progresso planejado humanamente.

Giddens diz que, ao contrário do que se pensa ou imagina não estamos entrando num período pós-moderno mas entrando num período onde as conseqüências da modernidade estão se tornando mais radicalizadas e universalizadas do que antes. As instituições sociais modernas são de alguma forma diferentes em forma de todos os tipos de ordem tradicional. A transformação na modernidade é mais profunda que a maioria dos tipos de mudança dos períodos precedentes. A modernidade colocou em movimento o ritmo da mudança. O século XX foi um período profundamente conturbado pelas duas grandes guerras mundiais e isso deixou marcas na sociedade. Sendo assim, temos que pensar uma análise institucional do caráter de dois gumes.

Para alguns a ordem social emergente da modernidade é capitalista tanto em seus sistemas econômicos como em suas outras instituições. A modernidade, de acordo com Giddens, é multidimensional no âmbito das instituições. Sendo assim, a sociologia tem sido vista como geradora de conhecimento sobre a vida social moderna, conhecimento este que pode ser usado no interesse da previsão e do controle. As culturas pré-modernas possuíam maneiras de calcular o tempo. A coordenação através do tempo é à base do controle do espaço.

O termo pós-modernidade é usado frequentemente como se fosse sinônimo de pós-modernismo, sociedade pós-industrial etc. Para o autor, pós-modernismo é apropriado para se referir a estilos ou movimentos no interior da literatura, artes plásticas  e arquitetura. Diz respeito ao aspecto da reflexão estética sobre a natureza da modernidade. Se estivermos nos encaminhado para uma fase pós-moderna, isto quer dizer, que a trajetória do desenvolvimento social está nos tirando das instituições da modernidade rumo para um novo e diferente tipo de ordem mundial e social. Ao invés de estarmos vivendo um período pós-moderno, Giddens sugere que estamos vivendo uma fase de sua radicalização.

Em oposição ao capital, o autor sugere que não é o capitalismo que governa a vida, mas o industrialismo; com isso afeta não apenas o local de trabalho, mas os transportes, as comunicações e a vida doméstica. O industrialismo se torna o eixo principal da interação dos seres humanos com a natureza em condições de modernidade. A indústria moderna se desenvolveu de tal forma que transforma o mundo da natureza de maneira inimaginável.

Na modernidade, uma quantidade cada vez maior de pessoas vive em circunstâncias nas quais instituições desencaixadas, ligando práticas locais e relações sociais globalizadas organizam os aspectos principais da vida cotidiana. Encontros com estranhos ou conhecidos equilibra confiança, tato e poder. Não irão mais existir os “Outros”, aqueles que participam ou não, serão envolvidos pelo sofrimento das conseqüências da modernidade.

 

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s